Pós-Graduação
Gestão Escolar

INSCRIÇÕES: A PARTIR DE OUT.14 | INÍCIO DO CURSO: MAR.15

O curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar fornece subsídios que possibilitam a formação de profissionais capacitados a atuar com diferentes propostas político-pedagógicas, capazes de perceber e transformar o cotidiano escolar, nos contextos administrativos e pedagógicos.

OBJETIVO

Desenvolver competência gerencial na área educacional, a partir dos conhecimentos científicos e técnicos da Administração e do Empreendedorismo, voltados para as instituições educacionais.

PÚBLICO

Professores da Educação Básica, alunos egressos do curso de Pedagogia e coordenadores e diretores escolares.

COORDENADORA

Anelise Barbosa Coelho

METODOLOGIA

Clique aqui para saber mais sobre o funcionamento dos cursos da UP Online.

Disciplinas

  • Currículo: Discursos entre Poder e Princípios (40h)

    Origens do currículo. Ideologia e currículo. Currículo nacional. Conhecimento curricular e cotidiano. Currículo e inovação. Dimensão antropológica do currículo. Currículo e multiculturalismo. Currículo em ação. Currículo e derivados (matriz, projeto, plano curricular, proposta, didática). Currículo oculto e/ou webcurrículo: discussões contemporâneas.

  • Gestão Criativa e Inovadora nas Instituições de Educação (40h)

    Fundamentos do empreendedorismo – comparação com administração, características, tipologia, pensamento e desenvolvimento de empreendedores: empresários e colaboradores. Análise do contexto para inovações – influências internacionais, nacionais, na instituição escola. Pesquisas e referências de tendências para inovações, adaptações e mudanças. Desenvolvimento e Gestão de Criatividade e Conhecimentos nas Organizações. Desenvolvimento de Cursos e Projetos. Inovação e Tradição. Gestão e inovação a partir das políticas de qualidade na educação.

  • Gestão de Projetos Educacionais (40h)

    Desenvolvimento de convênios e parcerias com a comunidade e com setores públicos e privados. Avaliação de projetos educacionais. Desenvolvimento de projetos a partir das políticas públicas educacionais. Recursos públicos e privados. Softwares de Gestão de Projetos. Gestão de Escopo e Tempo. Satisfação do cliente: redução de custo/investimento, tempo, acessibilidade e credibilidade. Regras Internacionais do Project Management Institute. Jogos de Negócio.

  • Gestão Financeira Escolar (40h)

    Planejamento orçamentário e financeiro. Formação de Preço. Legislação financeira para educação. Acompanhamento do projetado vs. realizado. Nivelamento de recursos. Softwares auxiliares na gestão financeira. Ferramentas on-line de negociação e acordos. Técnicas de mercado para baixar inadimplência, políticas de cobrança e avaliação de investimento. Público e Privado: fontes de financiamento estudantil. Gestão de fornecedores.

  • Gestão Participativa na Escola (40h)

    Gestão por competências – fundamentos, tipologia, mapeamento, desenvolvimento e avaliação. Gestão participativa e democrática: análises de cases. Identificação dos perfis de liderança do gestor educacional. Valorização, reconhecimento e recompensas. Métricas para gerenciamento. Indicadores externos de Gestão. Estratégias de coaching e mentoring; Utilização dos conceitos e técnicas da Liderança Contingencial/Situacional. Planejamento sucessório. Gestão e sucessão. Momento oportuno para início da sucessão familiar. A formação e a carreira de herdeiros e sucessores. Desafios para sucessores e sucedidos. Perspectivas empresariais, jurídicas, familiares e societárias. Ciclos de vida: sujeito – família – empresa. Conflitos em empresas familiares. Sucessão em empresas educacionais. Casos de sucesso.

  • Legislação e Direito Educacional (40h)

    Marcos legais na Educação (Constituição – LDB – ECA). Marcos procedimentais: Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Político-Pedagógico, Regimento Escolar. Direitos sociais: afrodescendentes, inclusão e gênero. Educação de Jovens e Adultos. Indicadores de Qualidade. Noções de direito do trabalho e Planos de cargos e salários dos professores. Sindicato. Responsabilidade civil da escola-empresa. Direito Ambiental e suas implicações na escola.

  • Marketing Educacional (40h)

    Marketing tradicional e virtual. Os quatro Ps: produto, preço, promoção e praça. Estruturas de marketing: facilitadoras, consultoras, fornecedoras de serviços, parceiras estratégicas ou comandantes estratégicas. Marketing e redes sociais na educação. Planejamento Estratégico e a Operação dos processos. Elaboração, gestão e avaliação de estratégias de comunicação e marketing tradicional e virtual para o segmento educacional. Aderência do mercado educacional brasileiro às práticas do marketing educacional virtual. Agregação de valor à marca. Atração e fidelização de alunos. Inteligência competitiva e marketing de relacionamento.

  • Planejamento Estratégico (40h)

    Fundamentos e etapas do Planejamento Estratégico. Planejamento Estratégico e as diferentes dimensões do contexto organizacional que favorecem a sistematização de seu processo de evolução. Processos de tomadas de decisões. Gestão de fornecedores. Estudos de Estratégias Corporativas. Plano de Negócio: desenvolvimento e análise das variáveis. Análise Interna e Externa (Análise SWOT e Análise PEST). Análise de Clientes, Concorrentes e Fornecedores. Novos negócios: inovação e riscos. Jogos de Negócio.

  • Seminários de Pesquisa (40h)

    Conceituar e planejar um trabalho de conclusão de curso. Compreensão funcional de normas e modelos de documentos e monografias utilizadas em projetos de conclusão de curso. Desenvolver um projeto completo de Jogo Digital e uma monografia de pesquisa que embase todo o trabalho prático.

  • Tecnologias Digitais na Educação (40h)

    Aprender e ensinar com TDICs. Autonomia e identidade na construção social a partir da TDICs: práticas possíveis. Cases na utilização de práticas pedagógicas com TDICs. Ferramentas de interação da atividade humana. Softwares no cotidiano das práticas pedagógicas e administrativas. Games, simulações e robótica como ferramentas de ensino e aprendizagem. Ferramentas da web 2.0: práticas de escrita, de interação e projetos colaborativos. Marketing e as TDICs. Impacto financeiro no desenvolvimento da escola para educação presencial e on-line. Softwares de segurança e acessibilidade. Site com porta de entrada nas instituições escolares. Direitos autorais em produções escolares.

Detalhes

  • Duração

    400h - 12 meses

  • Calendário

    Encontros presenciais: aos sábados (a cada 3 meses), das 9h às 17h


    Calendário de matrículas
    Calendário do curso
    Lista de documentos

  • Polos

    Clique no ícone ao lado para visualizar os polos disponíveis.

    +
    Filtre por estado
    Carregando...
    <
    Paraná
    0 polos nesse Estado
    <
    Paraná / Curitiba
    0 polos nessa Cidade
    <
    Polo Ecoville
    Detalhes do Polo
    • Endereço:

      Av. Tiradentes, 1575
      Jardim Shangri-la A

      Abrir no mapa
    • CEP:

      86039-000

    • Telefone:

      (43) 3027 6361

    <
    Resultado da Busca
    0 polos encontrados
  • Mensalidade

    Selecione o polo acima para ter acesso aos valores

    R$ 000,00

    Família Positivo é o programa de fidelidade da Universidade Positivo Online. Esse programa é um reconhecimento àqueles que, direta ou indiretamente, fazem do Grupo Positivo, o líder nacional no segmento educacional. Pertencem ao programa:

    - Ex-alunos da Universidade Positivo e seus familiares

    - Funcionários e colaboradores do Grupo Positivo e das escolas conveniadas aos sistemas de ensino do Positivo e seus familiares

    - Alunos e ex-alunos do Colégio Positivo e das escolas conveniadas aos sistemas de ensino do Positivo e seus familiares

    Os beneficiários do programa Família Positivo terão descontos variáveis de até 36% nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão na modalidade à distância, bem como terão prioridade nas inscrições e no recebimento das informações sobre os cursos da Universidade Positivo Online.

    Venha você também fazer parte da Família Positivo. Matricule-se na Universidade Positivo Online e ganhe descontos futuros nos cursos à distância ofertados por uma das mais bem avaliadas e reconhecidas universidades do Brasil.